segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Artesão dos Efeitos Especiais


O nome de Ray Harryhausen não pode ser familiar a todos, mas para aqueles que sabem disso, seu nome permanece como um marco na história de um gênero de arte e cinema, a arte da animação stop-motion dimensional. Ray fez seu nome através do desenvolvimento de histórias fantásticas e criaturas baseadas em lendas e mitologia ea criação de um único gênero de filmes de fantasia durante a década de 1950, 60 e 70 anos que tomou o mundo de fazer filmes, eo público, pela tempestade. 
Ray Harryhausen se destaca como fonte de inspiração para cineastas de hoje como o criador da fantasia que os inspirou e fez o impossível possível.
O que se segue é um resumo apenas a vida de Ray e carreira, mas se você quiser saber mais, consulte todos os três livros por Ray e Dalton Tony - Uma Vida Animada, A arte de Ray Harryhausen e Um Século de modelo de animação 
Raymond Frederick Harryhausen nasceu em 29 de junho de 1920 em Los Angeles, Califórnia, EUA, filho de Fred e Martha.
Ele tinha uma paixão, que nunca diminuiu, para os dinossauros e fantasia.
Seus pais o incentivaram a buscar o que ele queria, mesmo que a carreira escolhida não era o que provavelmente teria considerado normal. Ray, comentou: "Minha obsessão com a fantasia tem ao longo da vida crescido, durante meus anos de formação e ser levado a novos patamares, romances, pinturas e filmes do curso, e sempre fui incentivado pelos meus pais. Eles alimentou essa paixão incomum em mim, me levando para o cinema eo teatro e, posteriormente, entusiasmado com as minhas experiências com marionetes, modelos e animação, eventualmente, até mesmo ajudando-me com as produções. Eles nunca tentou me desencorajar de forma alguma da minha obsessão, e poderia facilmente ter dito: 'Vá lá e ser um médico ou um advogado ou seguir alguma outra profissão que vai colocá-lo em dinheiro ". Felizmente, eles não ".
Seus programas favoritos quando criança foram museus, espectáculos de marionetas, o oceano, parques e cinemas.
Foi enquanto na gramática escolar que ele aprendeu a fazer peças em miniatura conjunto de Missões da Califórnia. Isso levou-o para a próxima fase em que ele começou a fazer figuras tridimensionais e define que, naturalmente, levou-o a fazer suas próprias versões de criaturas pré-históricas. 
Ele descobriu a LA County Museum, onde ele ficou maravilhado com os murais de criaturas pré-históricas criado por Charles R. Knight (1874-1953), particularmente a do Le Brea Tar Pits que ainda está no local. 
visualização de Cavaleiro do que os dinossauros parecia se tornou a visão que Ray utilizadas ao longo de sua carreira. 
Quando tinha dezoito anos de idade Ray entrou em uma competição chamada The Junior Museu Hobby Show no Museu do Condado de março / abril de 1938, apresentando um diorama que incluía seu estegossauro (com base em pinturas Knight), que ganhou o primeiro prêmio. 
  

The Lost WorldO Mundo Perdido (1925)

Seus pais o levaram para ver O Mundo Perdido em algum momento de 1925, quando tinha apenas cinco anos de idade e não testemunhou o que parecia ser dinossauros vivos. Foi uma revelação. Sua cena favorita foi de uma luta entre um alossauro e um brontossauro onde o último cai para fora da borda do planalto num lago de lama. 
  

King Kong (1933)

Oito anos depois, em 1933, Ray iria ver um outro filme que não só o inspiraria, mas mudaria a sua vida. O filme foi King Kong . 
Quando deixou o cinema Ray falou sobre o que tinha visto todo o caminho. Perguntas veio espesso e rápido, a maioria das quais os pais não tinham respostas, Ray teve que procurar outro lugar para respostas. Ele queria saber sobre as criaturas e como elas haviam sido trazidos para a vida. Ele sabia que não eram reais, mas como eles foram capazes de se mover?
  

King Kong marionetteMarionetas

E o jovem Ray começou a recriar as imagens de Kong usando marionetes ou fantoches. 
Seus primeiros eram inevitavelmente Kong, um tiranossauro rex, um estegossauro, um brontossauro e um pterodáctilo, que viu todos no filme. Por um tempo, ele concentrou-se na concepção e produção de espectáculos de marionetas diversos, incluindo uma versão curta de Kong, mas ele sabia que não eram marionetes a resposta. Outra vez essa pergunta, "Como eles foram capazes de se mover" no filme? 
  

Aprendendo sobre animação

Stegosaurus

Eu procurei por todo lugar para tentar descobrir como Kong parecia estar 'vivo' e me deparei com alguns artigos, alguns dos quais mostraram-se imprecisos e de alguma forma ele sabia que isso de imediato.
Eventualmente, ele descobriu artigos que incluíam informações sobre algo chamado de animação stop-motion.
Simultaneamente, ele visitou uma exposição no LA County Museum em técnicas utilizadas para fazer "O Mundo Perdido e King Kong , o que lhe permitiu juntar todos os pedaços. Ray lembra: "Enquanto eu continuei a estudar e aprender como os efeitos de Kong foram alcançados, eu percebi que isso era algo que eu realmente queria experimentar por mim mesmo e talvez até fazer parte, então eu comecei a construir minha própria miniaturas dioramas e modelos brutos , que me levaram a dar o passo e começar a fazer móveis figuras maiores. 
  

Os primeiros experimentos

Suas primeiras tentativas foram, naturalmente, os dinossauros e incluiu um urso das cavernas, um brontossauro e um estegossauro. 
Para começar, ele usou armaduras de madeira, mas eles realmente não seguravam a pose. 
Animating JupitarianEle  pegou emprestada uma câmera 16mm e Victor começou a filmar curtas-metragens experimentais com estes modelos de madeira articulada. A câmera de Victor não tinha um quadro de um mecanismo por isso ele tocou suavemente no botão para obter uma exposição de quadros. Isso nem sempre dava-lhe o quadro que ele queria.
Seu primeiro estúdio foi o jardim de seu pai, mas ele logo percebeu que embora houvesse muita luz, esta mudava.Quando a filmagem de teste terminou e voltou do laboratório, Ray percebeu que o sol se tinha movido e causou as sombras, durante a sua animação cuidadosa, para se tornar também animado. Então ele se mudou para garagem de seu pai.Isso foi muito mais prático, embora seu pai tinha que estacionar o seu carro na garagem. 
Coleta de luzes e comprar uma câmera boa (a Kodak Cine II), que possuía um eixo de um quadro, lhe permitiu disparar animação mais suave.
Ray começou a fazer uma série de filmes experimentais que passaram a ilustrar o que ele poderia ser capaz como animador. 
  

Ray Bradbury, Ackerman Forry

Ray with Ray Bradbury and Forry AckermanFoi nessa época que ele conheceu duas pessoas que se tornariam ao longo da vida, amigos íntimos. O primeiro foi Forrest J. Ackerman (1916-2008), ou Forry aos seus amigos, a quem conheceu Ray quando ele tomou emprestado algumas fotos do King Kong . Forry passaria a ser um colecionador de memorabília de cinema respeitados e publicaram Famous Monsters of Filmland revista. O outro amigo iria se tornar um autor famoso do mundo e roteirista, Ray Bradbury (1920 -).'Ray e eu logo descobrimos que tínhamos muito em comum, mas foi a nossa tenacidade mútua na busca de nossa carreira escolhida - ele com a sua escrita e minhas experiências em animação e fotografia - que nos unem ". 
  

Evolução do Mundo (1938-1940)

Em 1938, quando Ray tinha apenas 18 anos de idade ele começou o seu mais ambicioso projeto chamado Evolution of the World , em que ele planejou visualizar a alvorada do planeta até o fim da era dos dinossauros. 
Ele projetou e construiu uma série de modelos, incluindo um tiranossauro rex, um triceratops, um brontossauro e pterodáctilo e começou a experimentar com Mates (um processo que permitiu que as imagens se a ação ao vivo ou não, para ser integrado com outra imagem). Em uma seqüência que ele tinha um brontossauro emergente da água em terra seca que usou uma máscara.
Infelizmente o projeto era muito ambicioso e, quando viu o raio "Rites of Spring" seqüência do filme de Walt Disney's 1940 Fantasia , ele sabia que o projeto estava condenado. 
  

Willis O'Brien (1886 - 1962)

Willis OBrienFoi durante o trabalho de Ray em evolução que ele conheceu o homem que havia criado os dinossauros e os animava em O Mundo Perdido e King Kong . Seu nome era Willis O'Brien . 
Ele chamou O'Brien nos estúdios da MGM, onde o animador mestre estava trabalhando em um projeto chamado " War Eagles . Tomando alguns de seus próprios modelos, Ray fez o seu caminho para o estúdio e uma vez que foi mostrado à Guerra Eagles escritório da produção. "Eu entrei e meu queixo simplesmente caiu. As paredes eram completamente cobertas com pinturas e desenhos para o projeto. Eles foram magníficos. Alguns foram por Obie (como Ray viria a conhecê-lo), algumas por Byron Crabbe, Mario Larrinaga e Gleason Duncan. Foi de tirar o fôlego.
Eventualmente, Ray criou coragem para mostrar Obie algumas de suas próprias criações que ele tinha trazido com ele. Nervoso, ele produziu o Stegosaurus, o que tinha ganho o primeiro prémio no LA County Museum, e entregou-a Obie. Ray retoma a história: "Eu segurei minha respiração. Obie olhou para ela por alguns minutos e depois disse: 'As pernas aparência enrugada salsichas. Você tem que colocar mais o caráter e estudar anatomia para saber onde os músculos entram em contato com o osso ". Eu percebi que ele estava certo. 
Aquele dia foi um ponto decisivo na concepção de Ray e execução de um modelo e levou ainda mais animação fluida, porque ele sabia que a modelo teve que ser anatomicamente correto. 
  

Arte e Film Making 

Rays Early Artwork
Ele descobriu, enquanto visitam Obie no MGM que os desenhos ajudaram visualizar o que estava na imaginação.Sem que as pessoas de visualização não seria capaz de entender o que estava falando. Então Ray aprendeu que isso era tão importante quanto uma parte do processo de animação, animação em si. 
Ray tinha sido dito por Obie que uma enorme influência sobre ele tinha sido o artista e ilustrador Gustave Doré (1832-1883), e usou seu estilo de áreas claras e escuras em King Kong . Junto com Knight, Doré se tornaria uma grande influência no trabalho do Raio.
Ray at Night SchoolAinda mais tarde, Ray percebeu que ele precisava saber sobre técnicas de filmagem então ele decidiu freqüentar aulas à noite na Universidade do Sul da Califórnia, onde estudou uma série de disciplinas, incluindo a edição de arte, direção e fotografia.
Ao mesmo tempo, ele foi aos poucos aprendendo a mover seus modelos, como o que parecia incutir-lhes a vida, dando-lhes caráter ou uma personalidade. Não foi o suficiente para que uma criatura simplesmente fosse em uma cena, a sua construção e composição necessários refletiam o seu corpo e caráter.
Ao longo dos próximos anos, ele também iria fazer viagens freqüentes para o zoológico de animais para estudar e ver como eles reagiram. 
  

George Pal e Puppetoons (1940-42)

PuppetoonsQuando ele deixou a escola Ray começou a olhar ao redor para trabalhar como animador. Quando Ray notou um anúncio no jornal pedindo para técnicos com técnicas de cinema e animação experiência para trabalhar em curtas-metragens, ele correu para um estúdio em McCadden Local e Santa Monica Boulevard, em Hollywood.Lá, ele foi entrevistado por um produtor de cinema húngaro curto que escapou dos nazistas e se estabeleceu em Hollywood, seu nome era George Pal (1908-1980). 
Pal foi produzir uma série chamada Madcap modelos , que mais tarde viriam a se tornar Puppetoons . 
Ray foi um dos animadores, o primeiro, a aderir a Pal.
modelos elegantes e muito europeu Pal's eram feitas de madeira e cada movimento exigia um conjunto separado de pernas e cabeças.
Como a produção se tornou mais bem sucedida equipe maior e por um tempo muito curto, talvez apenas dez dias, Ray e Pal foram apensados ​​por Obie. Como Ray, Obie não gostou do processo de animação de modelos pré-planejada para a esquerda. 
Depois de trabalhar em treze Puppetoons Ray também deixou. Ele não queria porque ele gostava de Pal mas tinha a sensação de que ele poderia fazer melhor. 
  

Exército (1942-1945)

Ray still in the armyQuando a guerra foi declarada Ray projetou e fotografou um curta-metragem chamado Como uma ponte Garganta (1941) para ilustrar como o movimento de animação stop pode ser usada em filmes de propaganda ou orientação. 
Quando ele se alistou no Exército em 1942 ele foi designado para o sinal do Exército e enviado para Fort MacArthur para o treinamento.Antes de sua entrada no Exército, Ray mostrou Como uma ponte desfiladeiro com um dos professores e que, por sua vez mostra que é do cineasta Frank Capra e Anatole Litvak. Impressionado, Ray foi designado para o Serviço Especial de Divisão, a cargo de que foi Frank Capra (1897-1991), que tinha sido feito um coronel.
Enquanto lá, Ray trabalhou em muitos famosos filmes de propaganda dos EUA, incluindo o Why We Fight série para a Guerra do Office dos EUA. 
Durante esse tempo, Ray fez o seu segundo filme animado chamado Guadalcanal novamente, mas aparentemente ninguém reconheceu o potencial da animação.
Ray foi dispensado em Fort Dix, Nova Jersey, no 07 de fevereiro de 1946. Ele deixou o Exército como uma terceira classe de técnicos com uma medalha de Sv americano, medalha de Boa Conduta, Segunda Guerra Mundial, medalha de Vitória e um certificado como um exímio atirador (Ray nunca tinha manuseado uma arma antes de sua entrada no Exército). 
Seus papéis de quitação observou, 'Servido com o corpo de sinal, na capacidade de um operador de câmara, a fazer filmes para a Marinha Exército Screen Magazine e para os filmes de orientação. Fiz alguns trabalhos com 3 dimensões e animações usadas em mapas elaborados nos filmes de orientação. Dirigiu as atividades de "quatro assistentes.     
  

Histórias de Mamãe Gansa (1946)

Mother gooseRay resolveu que iria fazer seus próprios filmes, mesmo que não eram característico. Usando algumas fora de 16mm cor Kodachrome estoque data que ele havia adquirido, e com a ajuda de seu pai e sua mãe, ele atirou uma série de canções de ninar, que incluiu Little Miss Muffet , Old Mother HubbardThe Queen of Hearts e Humpty Dumpty . 
Ele usou modelos armatured. As armaduras bola e tomada por seu pai foram embora com base em desenhos de Ray, e estavam vestidos em trajes minúsculos feitos por sua mãe.Cada um tinha uma série de cabeças de substituição, com expressões extremas e ele iria dissolver a partir de uma cabeça para outra para simular reações. 
Quando ele tinha terminado todas essas histórias sob o título Histórias da Mãe Ganso (1946), distribuiu nas escolas com grande sucesso. 
  

Mighty Joe Young (1949)

Joe YoungLogo após concluir Histórias da Mãe Ganso Ray foi contactado por Obie. Merian C. Cooper (1893-1973) estava planejando outro filme com um macaco gigante a ser chamado de Sr. Joseph Young, da África e Obie Ray queria trabalhar com ele. Era como um sonho - literalmente. Para trabalhar em uma outra imagem do macaco com as mesmas pessoas que fizeram o King Kong . Que melhor oportunidade para um jovem animador em ascensão?
Ray trabalhou com Obie em todos os pré-produção, ajudando com a apresentação de obras de arte Obie de Cooper não só mas também para o roteirista Ruth Rose (1896-1978) e diretor Ernest B. Schoedsack (1893-1979).
Embora Obie ocupou-se com projetos, planejamento e instalações, Ray animou a maioria das cenas (cerca de 90% de todo o quadro) com o colega animador Pete Peterson (? - 1962) a animação do restante. 
Obie fez alguma animação na seqüência roping e cowboy e a seqüência orfanato, mas diferente do que parecia Ray, Obie que tinha perdido a paixão pela animação. Ele estava contente em deixar que os outros fazê-lo e ele viu Ray e Pete de fato, como protegidos digno.
Ray deu o seu modelo de animação de Joe, o nome de Jennifer depois de ver o Jennifer Jones em Duel in the Sun (1946). "Foi pelas mãos", disse Ray.  
Apenas uma pessoa parabenizou por seu trabalho sobre a imagem que foi diretor John Ford. Um dia depois de ver o corre para a seqüência da jaula do leão perto do início do quadro, Ford veio até Ray e apertou sua mão, dizendo que achava que a seqüência era magnífica.
O filme custou um total de US $ 2,285,575.14. A quantidade fenomenal para a época, porque outras despesas gerais foram adicionados ao orçamento final. 
Para Mighty Joe Young Obie foi o destinatário, em nome da produção, dos efeitos especiais prêmio Melhores da Academia Americana 1950 e a cerimônia de premiação foi orgulhosamente acompanhado por Ray. Esse Oscar sentou-se no salão do Obie até o dia em que morreu. 
  

Valley of the Mist (1950)

O filme nunca foi feito. Embora Ray trabalhou com Obie sobre o projeto há algum tempo. 
Ray executou três grandes desenhos de um pterodáctilo sendo amarrado pelos nativos, um alossauro (a estrela da proposta do projeto) atacada por um triceratops e o mesmo alossauro matar o triceratops e sendo atacado por nativos. Ray nunca mostrou os desenhos a Obie por medo de que ele não gostar deles.
Valley of the mist 1   Valley of the mist 2   Valley of the mist 3

War of the Worlds.jpgGuerra dos Mundos (1949-1950)

Haviam outros projetos fracassados ​​com Obie antes de Ray, "infelizmente, percebi que ele tinha de seguir seu próprio caminho. Ele queria fazer seu filme próprio."
Primeiro ele projetou toda uma seqüência de desenhos e storyboards para uma adaptação de HG Wells, A Guerra dos Mundos . Ele apresentou em torno de vários produtores de Hollywood, incluindo George Pal, mas ninguém estava interessado. Pensou-se que a ficção científica estava fora de moda. 
Ele também executa um desenho para outro projeto Wells,Alimento dos Deuses , mas porque ninguém podia ver o valor de um filme de ficção científica, ele desistiu da idéia ao mesmo tempo, como Guerra dos Mundos . 
  

Os Contos de Fadas (1950-2002)

Fairy Tales - Little Red Riding HoodRay retornou para shorts com uma adaptação de "Chapeuzinho Vermelho", que ele chamou de A História de Little Red Riding Hood (1950). Usando os mesmos métodos que ele usou com Histórias de Mãe Ganso o filme foi um sucesso com as escolas e assim por Ray decidiu fazer o que desde então se tornou conhecido como o Conto de Fadas da série, apesar de fato não foram em todos os contos de fadas.A série incluiu A História de João e Maria (1951), A História de Rapunzel (1952) e A História do Rei Midas (1953), o último dos quais foi concluída após a sua primeira longa-metragem do projeto. 
Em 1952 ele começou, mas nunca terminou uma adaptação de A Tartaruga e a Lebre , que foi finalmente concluído cinquenta anos mais tarde, em 2001 / 2. É muito provável que taxas como a maior produção da história do cinema. 
  

A Besta De 20.000 braças (1952)

Beast from 20000 FathomsNo final de 1951 foi oferecido a Ray o seu primeiro longa-metragem de produção que foi originalmente intitulado The Monster From Under the Sea , mas tornou-se famosa The Beast From 20000 Braças .
A empresa foi Mutual Films e foi dirigido por Jack Dietz, que a Ray parecia Edward G. Robinson até mesmo o charuto. Ray retoma a história: "Aparentemente, ele não tinha certeza de como visualizar o elemento principal da foto, a criatura, e não sabia se ele deve ser um homem em um terno de borracha ou de um jacaré vestido. Liguei Dietz e ele veio para minha casa no dia seguinte a olhar para os meus modelos e desenhos, e as seções vista sobre Evolução e Mighty Joe Young . Depois que ele tinha visto o que eu tinha para oferecer, então eu entusiasmado com as vantagens de animação tridimensional, dizendo-lhe que tudo e qualquer coisa que ele queria poderia ser feito no processo. Eu segurei minha respiração ". Felizmente Dietz e o resto da equipe de produção deu sua aprovação para o uso de stop-motion.
Este foi o primeiro filme que usou uma técnica de tela dividida para modelos inserir no live-action. Mais tarde, a técnica ficou conhecida como Dynamation .
O filme foi um marco na história do cinema e não só lançou uma série de filmes de monstro semelhante-em-o rampage, mas também da série Godzilla. 
A besta, ou o rhedosaurus como era chamado, era um dinossauro ficcional e alguns dizem que as duas primeiras letras - rh - denotam uma curva para o homem que o criou. Ray nega. 
  

Charles SchneerCharles H. Schneer (1920 - 2009)

Por acaso uma jovem produtora Columbia Pictures com o nome de Charles H. Schneer, que trabalhou na unidade de Sam Katzman. Contatando Ray através de um amigo em comum, ele relatou sua história de um polvo gigante que ataca São Francisco. Ray não tinha certeza se queria trabalhar em uma outra característica monstro, mas retirou-se para pensar nisso. Ele cedeu quando ele pensou em demolir a ponte Golden Gate, embora em miniatura, e concordou em fazer todos os efeitos e animação.
A relação entre Ray e Charles iria durar bem mais de 25 anos e mais de doze características de fantasia.

It Came From Beneath the Sea (1955)

Tentacle ArmatureO modelo do polvo tem apenas seis tentáculos devido às limitações de orçamento, que na verdade fez um sixtopus! Para disfarçar este fato Ray projetou a seqüências de animação para que o modelo foi sempre parcialmente na água em qualquer momento. 
Ele também fez três grandes tentáculos articulados para close-up's. Estes três armaduras (parcialmente coberto de algodão) foram recentemente redescobertos na garagem de Ray LA junto com o submarino em miniatura e torpedo. 
Octopus pulling down the bridge in It Came From Beneath the SeaA ação ao vivo não foi tudo fácil. Charles teve o cuidado de buscar a aprovação dos Padres de San Francisco City para filmar sobre a Golden Gate Bridge, mas eles recusaram-se na premissa de que um filme desses poderia incentivar a falta de confiança do público na ponte. Charles definiu planos para filmar clandestinamente. Contratação de uma van padeiros eles filmaram as cenas que se deslocam da ponte a partir de um buraco na lateral (os atendentes da portagem deve ter se perguntado por que a van estava indo para trás e para frente durante todo o dia) e para a projeção traseira curta tiros ele tinha um único cinegrafista a pé através da ponte. Felizmente não houve reclamações quando a foto foi liberada. Ray lembra: "Depois de tudo isso, a cidade, embora nunca oficialmente perdoou Charles, não fez qualquer tentativa de proibir a imagem, e ele acabou jogado para o público de capacidade, em São Francisco sem nenhum dano aparente a qualquer um - incluindo a ponte" .   

O Mundo Animal (1956)

Animal WorldO Mundo Animal permitiu-lhe para animar os dinossauros de novo e mais importante, trabalhar com Obie.
Foi toda a animação de mesa e envolveu nenhuma ação ao vivo e os dinossauros foram construídos na oficina da Warner Bros e infelizmente não foram bons. Como diria Ray, faltava definição e estava realmente muito à procura de plástico. 
Ao todo, Ray e Obie gastou cerca de oito semanas na animação real, o curto espaço de tempo Ray passou em qualquer trabalho de animação anterior. 
Infelizmente esta foi a última vez que Ray iria trabalhar com Obie, embora ao longo dos anos, ele nunca perdeu contato com ele ou sua esposa Darlyne. 
  

Terra Vs os discos voadores (1956)

Ray working on Earth vs flyingCharles era sempre de recortar as histórias de jornais e em meados dos anos cinquenta, havia uma briga de avistamentos de discos voadores. Charles pensou que este fenômeno seria uma boa característica e assim a Terra Vs os discos voadores era o resultado. 
O design dos discos foi baseado no que a maioria das pessoas seria de esperar. A forma de disco padrão, mas Ray acrescentou um baixo movimento que contou também com flautas, de modo que as pessoas pudessem vê-lo em movimento.
Os vários tamanhos de discos (são sete no total) foram feitas a partir de alumínio pelo pai de Ray e, em seguida, anodizado dando-lhes um acabamento mate, para que não refletisse a luz. 
Ray nunca gostou das roupas de látex exóticas utilizadas no filme apesar de terem sido baseados em seu desenho.
Em vez de desenhar storyboards para toda a ação, Ray usou fotografias local e executado esboços sobre eles e, então, montado para os storyboards.
Tal como acontece com a besta 20000 Braças , um grande número das placas do projeto traseiras eram alambiques.
Os conjuntos de miniaturas - O Capitólio e os edifícios do Supremo Tribunal custam US $ 1500 cada, e o Monumento de Washington custou apenas US $ 500. Compare os custos com os orçamentos de hoje. 
  

20 Milhões de Milhas da Terra (1957) 

20 Million Miles to EarthComo Ray queria ver a Itália, ele mudou a localização de uma história, que ele havia escrito com Charlotte Knight, e foi chamado de O Ciclope , de Chicago para a Itália. Ele acabou por ser intitulado 20 Milhões de Milhas da Terra .
Charles queria que a imagem em cores, mas Ray insistiu que deveria ser preto e branco porque a Kodak tinha acabado de apresentar uma fotografia de 35mm que eliminaram o problema de grãos quando a imagem de projeção traseira é re-fotografado. Ray obteve o seu desejo, mas este era para ser a última foto que fez em preto e branco.
Ray projetou e construiu uma armatured vinte polegadas de altura e um menor e parcialmente armatured modelo de Ymir. O Ymir não existe mais como era canibalizado para fazer outras criaturas subseqüentes.
O foguete foi baseado em uma combinação de um foguete V2 nazistas e os projetos muito cedo NASA.
A ação ao vivo foi gravado em Sperlonga, na costa italiana, em Roma, na Galeria Borghese, o Coliseu, em torno do rio Tibre e do Fórum Romano.
A eclosão dos Ymir do "ovo" foi talvez um dos momentos mais tocantes em qualquer um dos filmes de Ray. A jovem criatura está em seu ponto mais vulnerável neste momento.
O 'sangue' visto saindo de um elefante no final da luta com o Ymir é feito de sangue de teatro, chamada Kensington Gore, e glicerina. A glicerina ajuda a retardar o 'sangue' para baixo para fins de animação.
20 Milhões de Milhas da Terra foi em homenagem ao Ray Willis O'Brien e King Kong . 
  

The 7Th Voyage of Sinbad (1958) (No Brasil Simbad e a Princesa)

7th Voyage SinbadComo em 20 Milhões de Milhas da Terra foi Ray que surgiu com a idéia de usar as Mil e Uma Noites como veículo para a animação stop-motion dimensional. Ele escreveu um resumo dos primeiros passos que ele chamou de Sinbad the Sailor .Ele também tinha desenhos chaves executados para ela, incluindo a luta esqueleto sobre a escada em espiral, em 1953, quatro anos antes dele entrar em produção.
O título final, The 7Th Voyage of Sinbad foi idéia de Ray. O número sete tem uma qualidade mística.
Não era para ter sido mais cinco seqüências do filme, mas foram descartados. Sinbad e a Princesa Parisa são perseguidos por ratos gigantes conjurado pelo Sokurah mal, mas porque Charles não gosta de ratos, nem de cobras, ele foi levado para fora. Simbad e seus homens são atacados por morcegos-demônios. Uma luta entre dois Cyclops. Sereias com cauda de sereia. A serpente gigante que ataca os marinheiros em uma árvore. Esta foi novamente descartada porque Charles se opôs.
Charles tinha investido nas mãos de Ray um milhão de dólares.
Esta foi primeira característica de Ray na cor e lhe causou muitas dores de cabeça por causa do problema da projeção traseira de grãos.
Este foi também primeiro filme de Ray e Charles usando locais na Espanha.
Todos os mates de viagem foram feitas no Rank Film Laboratories em Denham na Inglaterra.
O navio de Sinbad era na verdade uma réplica da Santa de Cristóvão Colombo Maria.
A seqüência do temporal foi filmada no porto de Barcelona e durante as filmagens Kerwin Mathews, que interpretou Simbad, foi levado muito doente com um problema estomacal depois de engolir um pouco da água lançada contra ele durante as filmagens.
A besta vista no filme tem na verdade apenas trinta centímetros de comprimento.
Apenas um modelo completo ainda existe do filme, o esqueleto, que foi reutilizado em Jasão e os Argonautas .Ray não me lembro qual deles é dos sete. 
A armadura do Cyclops ainda existe, mas falta a parte inferior de uma das pernas. 
Foi por esse filme que Charles veio com o nome Dynamation . Sentado no seu Buick, enquanto espera no trânsito notou a Dynaflow palavra no painel. Ele percebeu que a Dyna foi perfeito para o estilo de Ray da animação e assim a palavra se tornou um termo merchandising para dimensional animação Ray.
O compositor Bernard Herrmann compôs a música para o filme e os filmes subsequentes As Viagens de Gulliver , Ilha Misteriosa e Jasão e os Argonautas .
O filme custou um total de 650.000 dólares. 
  

As Viagens de Gulliver (1959)

3 Worlds of GulliverOriginalmente As 3 Worlds of Gulliver foi concebido como um veículo para Danny Kaye e era para ter sido um musical. 
O roteiro, livremente adaptado do romance de Jonathan Swift, já tinha sido escrito para Ray Charles e adaptado para acomodar Dynamation seqüências, que incluiu um esquilo curioso e uma luta com um jacaré vicioso.
O restante do filme foi uma massa de efeitos criados por Ray, que incluiu a fotografia de perspectiva e mais de 300 máscaras viajar.
No final do filme, Gulliver e Elizabeth chegar de volta na Inglaterra e quando eles perguntam onde estão, um local diz-lhes: "Wapping-by-the-Sea. Não existe tal país, embora haja uma Wapping no Tamisa, em Londres.
Este foi o primeiro filme a ser feito inteiramente na Europa, com os efeitos que está sendo executado no Reino Unido. 
  

Ilha Misteriosa (1960)

Mysterious IslandAo lado de HG Wells e, claro, Ray Bradbury, outro dos autores Ray fantasia sua estória favorita de Júlio Verne. 
Ray criou uma série de criaturas que foram criados pelo Capitão Nemo, o herói de Verne, 20,000 Leagues Under the Sea . Eles incluem um caranguejo gigante, as abelhas gigantes e duas criaturas pré-históricas, o phororhacos (um pássaro pré-histórico) e cefalópodes nautiloid (os tentáculos da criatura pré-histórica com uma concha grande).  
Inicialmente, era para ser um cão na trama, mas porque os cães ou quaisquer animais reais são imprevisíveis e orçamento da produção foi pequena, o cão foi retirado do script.
cenas em falta foram a descoberta de ruínas da Atlântida, uma planta devoradora e uma escavadeira mecânica operada por Nemo.
O caranguejo foi comprado por Ray no Harrods Food Hall e enviado para o Museu de História Natural em Londres, para ser sacrificado sem dor. A armadura foi então projetado para caber dentro da casca do caranguejo. Foi fixado à mesa de animação através de fios e foi suportado em uma antena cinta com fios. 
Depois de Bernard Herrmann ver a seqüência phororhacos ele brincou com o raio que ele iria adaptar "Turkey in the Straw" como tema. 
Embora não parecia haver três abelhas gigantes havia apenas uma. Ray utiliza máscaras para fazê-la parecer como se houvesse três. 
  

Jasão e os Argonautas (1963)   
Jason and the ArgonautsIsso geralmente é visto como melhor filme de Ray. "Tudo parecia encaixar-se e trabalhar tão bem".
Ray começou a pensar em adaptar uma história de mitologia grega ou romana no início de 1950, mas ele começou a desenvolver idéias para esse recurso quando ele estava filmando a ação ao vivo para a Ilha Misteriosa .
Embora a apresentação na Itália, onde a maioria da ação ao vivo, foi fotografado, a produção teve problemas com um olivicultor que exigiu que Charles pagar-lhe para as azeitonas que as vans de produção tinha esmagado pelo lado da estrada. Também durante as filmagens de chutes de longa distância do navio de Jasão, o Argo, por engano, fotografou o Golden Hind, que estava sendo usado para um programmme televisão. Charles gritou para o navio, "Obter o navio sair daqui".
A competição de lançamento do disco entre Hércules e Hilas foi animada.
Quando Talos, a enorme estátua de bronze, ganha vida, Ray base do movimento da cabeça, virando-se para a câmera em um filme japonês em que uma cabeça de mulher se vira para a câmera. 
Talos foi baseado no Colosso de Rodes. 
Ray teve que fazer os movimentos de Talos, foi muito difícil e lento para transmitir a sensação de altura da estátua. Na realidade, o modelo tem cerca de dezesseis centímetros de altura.
O ator escolhido para interpretar Tritão, o deus do mar, foi escolhido porque tinha braços longos, que lhe permitiu segurar as 'rochas movediças "separado para a Argo passar.
A hidra de sete cabeças foi baseado em pinturas de vasos clássicos, que passou por muitas mudanças. Ray retoma a história: "Eu finalmente me veio a idéia de torná-la  "serpente" com uma cauda distintiva que termina em uma língua bifurcada da serpente. As sete cabeças foram concebidas para lembrar um pássaro-como dinossauros com bicos curvos e duas cristas ouvido como curva para trás, uma imagem que sugere um retorno aos "tempos pré-históricos.
A seqüência de esqueleto no filme levou quatro meses e meio para fotografar as cenas de animação e toda a seqüência é executada por quatro minutos e 37 segundo. Estima-se que Ray executado um total de 184.800 movimentos.
O filme foi um fracasso de bilheteria quando lançado pela primeira vez, mas agora se tornou um dos grandes filmes de fantasia clássica. 
  

Primeiros Homens na Lua (1964)

Ray being attacked by a MooncalfAo longo do raio passado comecei a fazer uma história HGWells.
único filme de Ray, filmado em widescreen, neste caso, Panavision, e que lhe causou muitos problemas.
Depois de muito debate e reescreve, Nigel Kneale surgiu com a idéia da cabeça e cauda da história vitoriana com uma expedição à Lua moderna.
Porque pensei que a história precisava de algum interesse feminino que insistiu que os dois homens foram acompanhados por uma mulher, então o título deve ler-se «Primeira homens e uma mulher na Lua".
Como ator William Rushton foi incapaz de fazer as filmagens, ator Peter Finch entrou em cena para interpretar o papel sem créditos do servidor writ.
seqüências ausentes são uma galeria de incubação para o mooncalves de lagarta que inclui uma mariposa gigante e uma galeria de hibernação para os selenitas.
Originalmente, o projeto para os selenitas mostrou-lhes com um peito côncavo. 
Todos se lembram os esqueletos de Simbad e a Princesa e Jasão e os Argonautas , mas poucos se lembram o esqueleto de um (emprestado de Jason), de Martha Hyer na câmara de raios-x.
O longa, uma escada enorme que Cavor sobe para visitar o Grand Lunar, foi influenciado pelo filme de 1935 Ela, quando vemos a rainha no topo de uma escada aparecer de uma parede de névoa.
Este foi o último filme em que Fred Harryhausen fez as armaduras. Ele morreu logo depois mandá-las para Ray.
Frank Wells visitou as filmagens da história de seu pai. 
  

One Million Years BC (1966) 

One Million Years BCEste filme marcante foi a primeira desde 1955 que não foi feito com Charles Schneer mas para o Reino Unido com base Hammer Film Productions.
Foi baseado em um filme de 1940, intitulada "One Million BCou o homem e seu companheiro sobre um homem das cavernas lutando contra criaturas pré-históricas. As criaturas feitas no primeiro filme não foram animadas, mas foram os lagartos e os crocodilos do bebê com nadadeiras presas em suas costas e até mesmo um homem em um terno de borracha interpretou o alossauro jovem. Ray só poderia melhorar.
Os dinossauros no filme incluem um achelon (a tartaruga gigante), uma jovem alossauro, os pterodáctilos, um triceratops, um Ceratosaurus e um brontossauro, que infelizmente só aparece no filme em uma cena breve.
O brontossauro foi planejado para ter sua própria seqüência em que ataca o povo da caverna nas suas habitações, mas a cena foi abandonada pois poderia tornar o filme demasiado longo.
Este foi o único filme em que Ray utilizadas criaturas reais (iguana e uma aranha) para complementar os dinossauros. 
Ray, mais uma vez usou fotografias local sobre o qual ele esboçou na ação para o seu storyboard. 
  

O Vale do Gwangi (1969)

Obie Storyboard of Valley of GwangiA história foi baseada em uma idéia e obras de arte (veja imagem à direita) por Willis O'Brien , que começou a pré-produção em 1941 mas nunca foi realizado. o nome Obie não aparece nos créditos, porque ele não foi creditado no roteiro original. Um descuido que Ray lamenta até hoje.
O filme foi originalmente chamado o vale onde o tempo parou, que prefere Ray.
Ray sempre usou um "pau monstro" durante as filmagens de grandes criaturas para ajudar os atores "ver" o que não podiam ver. Em Gwangi ele usou um poste de madeira com um olho no topo para ajudar os atores durante a fotografia ao vivo.
Valley of GwangiPara a seqüência roping no filme Ray usou um jipe ​​com um monstro vara montado na parte traseira. Foi isso que os atores viram amarrado. Quando em seu estúdio de animação, Ray colocou a modelo na frente do pau de monstro e animação do modelo e suas cordas em miniatura para corresponder com as cordas de ação ao vivo.
O elefante visto na foto é um modelo. Originalmente Ray queria um elefante de verdade para a realização da luta com Gwangi mas quando o elefante chegou à Espanha, da Inglaterra, era muito pequeno. 
  

A Viagem de Simbad (1973)

Golden Voyage of SinbadO Vale do Gwangi não foi um sucesso comercial, de Ray. Charles e decidiu voltar para a segurança de Sinbad e as Mil e Uma Noites.
Ray escreveu o esboço para as cenas iniciais e fez alguns desenhos chave, alguns anos antes foi feito. Essa história se tornaria primeiro esboço A Viagem de Simbad eSinbad eo Olho do Tigre .
Entre as cenas que nunca foram fotografadas foi uma introdução que foi feito por Ray. O homúnculo, na missão do malvado mago Koura, faz o seu caminho para o quarto Visier no palácio e joga ácido no rosto do Visier. 
Outra seqüência que nunca foi filmado foi o Vale dos Vipers, que foi novamente descartada porque Charles realmente não gosta de cobras.
Desde o 3 Worlds of Gulliver Ray sempre quis criar um homunculus, e ele conseguiu na imagem. 
A pintura em vidro de Marabia foi pintado por Emilio Ruiz del Río.
O nascimento do homúnculo foi um retorno ao nascimento do Ymir em 20 Milhões de Milhas da Terra , exceto que era muito mais atraente e macio.
O navio de Simbad foi construído nos estúdios de Verona, em Espanha e fica a quilômetros do mar.
Por causa de suas crenças, o islamismo nunca teria tido uma carranca na proa de seus navios, e muito menos uma mulher, mas Ray queria ter uma figura animada a demora na sua missão Sinbad Talos como havia feito em Jasão e os Argonautas . Existem dois modelos armatured para a figura, um ajoelhado e um pé.
Havia três máscaras de ouro para Douglas Wilmer na imagem. Ray tem todos os três deles.
Orson Welles era para ter interpretado o Oráculo de todo conhecimento, mas porque ele tinha uma diferença de opinião sobre seus honorários com Charles, ele foi substituído por Robert Shaw. 
Shaw tinha algumas dificuldades com os dentes falsos. Ele descobriu ser muito difícil falar com eles porque ele continuava cuspindo-os para fora. Infelizmente quando eles foram removidos para fora vieram parte de seu próprio trabalho dental.
O famoso filme compositor Miklós Rózsa, foi contratado para escrever a música para o filme, mas foi infeliz quando Charles cortou a orquestra em menos de metade.
Tal como acontece com um grande número de criaturas de Ray, o Centauro ciclópico detém costas braços (ver também o Ciclope). Esta postura é uma característica Harryhausen. Quando perguntado sobre isso Ray disse: 'Foi a melhor maneira de manter os braços ocupados, que tornou mais fácil e teve o resultado de fazer uma criatura tão grande mais dramática. 
  

Sinbad eo Olho do Tigre (1977)

Sinbad Eye of the TigerHouve várias cenas que não foram incluídas incluindo uma luta a bordo do navio com um worm criatura e uma luta entre Trog e um arsinoitherium (um dinossauro com dois chifres  que Ray tinha visto pela primeira vez no ensaio feito para Criação (1930-1931), um projeto O'Brien desfeita, em que um arsinoiitherium atacam marinheiros. Também não era para ter sido uma seqüência que mostra como a Minaton foi montado com Shadowmen (-como criaturas zombie) um trabalho semelhante de laboratório de Frankenstein.
A porta de entrada para Hiperbórea foi uma homenagem aos portões em King Kong .
Todas as cenas de ação ao vivo de neve foram filmadas na ilha de Malta em temperaturas superiores a 85 graus Fahrenheit.
Existem dois tipos de babuínos size e duas gaiolas feitas para a animação. 
O barco de Zenóbia quase afundou.
O látex sobre o modelo da morsa era tão espessa que não iria manter sua posição de modo Ray teve que cortar seções de distância para permitir a animação.  
O gelo que cobre o tigre na pirâmide era feito de papel celofane. 
  

Clash of the Titans (1981)

Clash of the TitansHavia a preocupação de fazer um filme sobre um personagem chamado Perseus como o nome de Percy pode, pelo menos uma vez, implica um homem efeminado.
O desenho chave original de Ray da Medusa em seu templo tem a sua ostentando um sutiã, ou como coloca-Ray, um tubo de boob. Isso foi pensado para ser uma criatura tímida e para o filme o Gorgon revelou tudo.  
Foi em grande parte através da influência do roteirista, Beverley Cross que um grande número de atores de renome, incluindo Maggie Smith, Lawrence Olivier e Claire Bloom, concordou em participar da produção. 
Ray sempre diz: "Quem mais poderia ter jogado Zeus, mas Olivier?
Os tiros perto de Medusa que mostram sombras em seu rosto foram influenciados pelos tiros de Joan Crawford em Mildred Pierce (1945).
Houve apenas um modelo armatured da Medusa que foi usado para close-ups, assim como todos os outros disparos.
O movimento que vê Medusa puxando-se ao longo de seus braços foi influenciado por uma cena de Tod Browning Freaks (1932). 
Ray Bradbury chama a seqüência da Medusa, "A melhor coisa que Ray fotografou."
Pela primeira vez desde que fez Mighty Joe Young Ray teve a comissão a ajuda de dois outros animadores do filme. Eles foram Jim Danforth que Ray se encontrou enquanto trabalhava em Simbad e a Princesa e Steve Archer.
Existem dois modelos principais do Kraken. O pequeno armatured e o tronco armatured grandes superior usada apenas para uma tomada de Pegasus voando em sua frente. Há uma terceira, feita a partir do molde original, mas apenas de borracha dura. Isto foi usado para publicidade antes do filme ser lançado.
No roteiro original Perseus ia cortar a cabeça de Medusa fora, jogando seu escudo, moda Frisbee, mas quando veio para a parte aérea, Harry Hamlin que interpretou Perseus sugeriu que uma espada ficaria muito melhor do que um frisbee enorme. 

Lost projetos 

Houve muitos projetos que se seguiram Clash, mas nenhum se concretizou. Entre estes dois filmes Sinbad -Sinbad e as 7 Maravilhas do Mundo (1981 / 2) e Sinbad em Marte (1982). Havia também um filme que deveria ter sido feito com Michael Winner chamado de Pessoas da Névoa (1983) [não confundir com Valley of the Mist], e uma outra aventura mitológica com Charles e Beverley Cross chamada Força dos troianos (1984) . 
  

Prêmios

Ray foi homenageado com prêmios de todo o mundo. Seus filmes nunca foram nomeados para o Oscar ®, mas devido aos amigos e fãs, que incluiu Ray Bradbury e Arnold Kunert, ele recebeu um Oscar especial ®, o Gordon Sawyer Award, em 1992, apresentado a ele por Tom Hanks. Ele também foi homenageado com uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 1993. 
  

Aposentado ou não?

Ray "aposentou" de animação tridimensional em 1984, embora tenha se entregava por vezes, para manter a mão dentro, em projetos como o documentário da televisão britânica, produzido por Tony Dalton, Trabalhando com Dinossauros (1999) ea conclusão da A Tartaruga e a Hare , agora chamado de "A História da Tartaruga e a Lebre (2001 / 2).
Uma das cita Ray é "É material bom, mas apodrece", que refere-se a carne e seus modelos. O látex de que seus modelos foram feitos, muitas vezes se deterioraram e, assim, ao longo dos anos seguintes, ele lançou uma série delas em bronze (a maioria pode ser visto em A arte de Ray Harryhausen ). 
Sua maior conquista nesse campo ocorreu em 2004. Em virtude das ligações Diana Harryhausen com o grande missionário e explorador David Livingstone, Ray desenhou e supervisionou a fundição em bronze de uma estátua e uma meia-vida tempos do grande homem sendo atacado por um leão. A estátua pode ser visto na fundamentação do Centro David Livingston, em Blantyre, Larnarkshire na Escócia.    
O pai da animação stop-motion (que ele chama de Willis O'Brien, o avô) agora vive em Londres com sua esposa Diana e leva um ávido interesse e entusiasmo em The Ray Harryhausen e Fundação Diana e como a sua extensa coleção de modelos, desenhos, fotografias e miniaturas serão preservadas e exibidas para o futuro.
Ray Harryhausen é talvez uma das personalidades mais importantes do cinema. Cinema é imaginação, e graças a imaginação de um garotinho incentivado pelo pai foi plantada a semente dos efeitos especiais que não para de crescer até os dias de hoje. Seus filmes carregam sua marca registrada e seu trabalho é único e atemporal. Graças a esse mundo de magia e fantasia que Ray nos apresentou, o cinema tomou um rumo no meio do entretenimento que é a fonte de sustentação dele até hoje. Criaturas, alienigenas, seres mitológicos etc foram o adubo para a imaginação de uma geração futura que acreditaram ser possível o impossível e desenvolveram através de efeitos especiais cada vez mais sofisticados um cinema com mais magia e cada vez mais convincentes. Tudo isso graças a fé de Ray. Empenho como o seu é raro nos dias de hoje. Colocaremos postagens de seus filmes para que possamos comentar e discutir cada um deles separadamente, lembrando que alguns não foram lançados em dvd no Brasil. 
  




Armature models of creatures from 'Clash Of The Titans' (1981) by special effects creator Ray Harryhausen (on video screen) are displayed at The Myths And Legends Exhibition at The London Film Museum on June 29, 2010 in London, England. Ray Harryhausen is considered the father of modern day special effects. In total Ray made sixteen landmark fantasy films including 'Jason And The Argonauts' (1963), 'One Million Years BC' (1966) and his last feature 'Clash Of The Titans' (1981). The exhibition includes original models and artwork and opens on June 29, 2010.







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